domingo, 23 de novembro de 2008

REVISTA - Nossa América















"NOSSA AMÉRICA"

"A 30ª edição da Revista Nossa América mostra a pluralidade da vida cultural do Continente. Das cumbres latino-americanas ao III Festival de Cinema Latino-americano deste ano, que reuniu no Memorial não só nomes da vanguarda histórica, a exemplo de Fernando Solanas, como jovens provenientes de escolas de cinema da América Latina, esta edição apresenta múltiplos interesses.
A festa literária de Paraty, apesar de não ter apresentado o brilho de edições anteriores, conseguiu atrair um público considerável de 35 mil pessoas. Nossa América esteve lá e traça um panorama das mesas e dos debates.
A coleção de arte indígena que pertenceu ao Banco Santos, agora sob conservação do Memorial, compôs amostra Viagem Noturna, em destaque nesta edição.
O maior grupo de rock latino de todos os tempos, o mexicano Maná, com infl uência de vários ritmos do Continente, prova que também estamos unidos pela música e pelo ritmo da região. Outro artigo revela a surpresa das obras do artista alemão Josef Albers, grande teórico das cores que ensinou na Bauhaus, esteve em Cuba, no Chile e no México.
O ensaio fotográfico desta edição homenageia Oscar Niemeyer designer, no ano em que o arquiteto comemora o seu 101º aniversário.
O Festival de Cinema Latino-Americano chega a sua terceira edição com sucesso, o que prova uma análise do quanto é oportuno na cidade.
A ONU é motivo de refl exão de Celso de Souza Machado, sociólogo, enquanto a escassez de alimento no mundo entra em discussão no texto de uma repórter da área agrícola e as cumbres latinoamericanas e suas várias composições são o assunto de Félix Peña.
A temida Operação Condor, criada pelos militares para combater o suposto comunismo que se instalava no Continente, é motivo de análise da pesquisadora Márcia Guena.
Considerado o maior fotógrafo de arquitetura atual, Yukio Futagawa esteve no Memorial para registrar o projeto de seu ídolo, Oscar Niemeyer, quando deu uma entrevista exclusiva à Nossa América.
Para finalizar, a última página, dedicada à poesia, desta vez abre espaço para Raúl Zurita, escritor chileno.Boa Leitura!"

Adolpho José Melfi
Presidente em exercício da Fundação Memorial da América Latina

Sem comentários: