NICE
A Região Provence-Alpes-Côte d´Azur fica no litoral sul da França, no Mediterrâneo. É também chamada de Riviera Francesa. É nesse lindo cenário de clima suave e ensolarado, de águas de um cristalino azul-esmeralda, que se situa NICE...
Foto de Miguel Silva
Le Vieux Nice
MUSEU CHAGALL
MUSEU MATISSE
CUISINE NIÇOISE
As especialidades de Nice são "la pissaladière" (tarte de cebola com molho de anchovas e azeitonas negras), a salada niçoise (tomates, alcachofras, pimentos, ovos duros, azeitonas negras, azeite), "le pistou" (sopa de verduras sazonada com basílico, alho, tomate, azeite), socca.
Ratatouille
Pissaladière
Le Vieux Nice
Saint Paul de Vence
Roubion
Cap d'Ail
Beaulieu-sur-Mer
Saint-Jean-Cap-Ferrat...
Menton
Menton (Mentan em mentonasco, Mentone em italiano) é uma localidade francesa situada no departamento dos Alpes Marítimos, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Está situada quase na fronteira italiana, a meio caminho da cidade italiana de Ventimiglia e o principado do Mónaco. O gentilício de seus habitantes na língua mentonasca é: mentonasc ou mentounasc, no singular, e mentonaschi (pronunciação: [mentonaski]), no plural.
A localidade foi fundada pelos ligures, que também fundaram o Mónaco e outras povoações próximas, e após diversas vicissitudes históricas, em que foi mudando de vassalagem, converteu-se em cidade até 1200. De 1346 a 1848, a cidade de Menton pertenceu ao Principado do Mónaco, com a única interrupção da Revolução Francesa. Após um breve período em que pertenceu à Sardenha, em 1860 passa a integrar a França, como consequência de um referendo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada por Itália (1940 a 1943).
O limão é um dos símbolos de Menton, já que se trata da única região de França em que, graças a um incomparável microclima, frutificam os limoeiros. Desde já há alguns anos, em Fevereiro celebra-se a Festa do Limão.
O geógrafo Elisée Reclus deu-lhe o epíteto de "A pérola de França". A vila está voltada para o mar Mediterrâneo e possui um belo campanário. Em Menton faleceu o novelista Vicente Blasco Ibáñez e Jean Cocteau passou na localidade largas temporadas.
Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário