quinta-feira, 28 de abril de 2011

Perto de Paris - Vaux-le-Vicomte - Post 2 para a Jeny

O Castelo de Vaux-le-Vicomte (ou Palácio de Vaux-le-Vicomte - Château de Vaux-le-Vicomte na sua verdadeira designação em francês) é um palácio setecentista francês, construído em estilo Barroco entre 1658 e 1661. Fica situado na comuna de Maincy, departamento de Seine-et-Marne, 50 km. a Sudeste de Paris, próximo de Melun.
Este castelo foi construído pelo Superintendente das Finanças de Luís XIV, Nicolas Fouquet. Este último apelou aos melhores artistas da época para construir o seu palácio: o arquitecto Louis Le Vau, o pintor Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre. O talento desta equipa serviria a Luís XIV para a constução do seu Château de Versailles depois da prisão de Fouquet.
O palácio é, actualmente, a maior propriedade privada com o título de Monument historique (Monumento Histórico) na França, obra-prima da arte francesa do século XVII.

Os jardins situados a Sul do palácio são notáveis pelas suas dimensões e pelo seu estilo. As árvores aparadas, os tanques, as estátuas e as alamedas bem adornadas formam um jardim à francesa. Para desenhá-lo, o seu autor, Le Nôtre, utiliza os efeitos de óptica e as leis da perspectiva. O encarnado dos bordados e dos parterres é obtido com tijolos esmagados.
A chegada ao palácio faz-se por um alinhamento bilateral de 257 plátanos. As duas linhas de árvores estão muito próximas da calçada, ficando afastadas desta apenas seis metros. Com a grossura dos troncos das árvores, provoca um efeito de túnel impressionante. Este alinhamento tem um comprimento de 1400 metros; está classificado como Monumento Histórico.
O jardim compõe-se de três partes:
• a primeira compreende um pátio e um ante-pátio;
• a segunda parte do palácio e termina nos pequenos canais;
• a terceira parte é constituida por tudo o que está para além dos pequenos canais.
O jardim é marcado por "uma perspectiva retardada": os elementos, quanto mais afastados do palácio, mais longos ou altos são. Assim, o parterre de bordado é três vezes menor que o parterre de relvado situada na extremidade do jardim. Do mesmo modo, a bacia quadrada é oito vezes maior que as bacias redondas. As esculturas que ficam próximo do palácio são três vezes menos elevadas que os termos das grutas. Este método, que permite esmagar a perspectiva, tornando o jardim mais o pequeno do que é realmente, já era utilizado em França desde a década de 1630, mas Le Nôtre amplificou-o.
http://www.vaux-le-vicomte.com/visite_infos_pratiques_horaires_plan.php

De carro
O castelo se encontra a 55 km de Paris.
Vindo de Paris, pegue a autoestrada A4 ou A6, depois siga em direção de Troyes pela A5.
A saída da autoestrada mais próxima do castelo é na A5 - Saint Germain Laxis.

Sem comentários: