quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Alto Douro

A Região Vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares, classificada pela UNESCO, em 14 de Dezembr de 2001, como Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural e rodeada de montanhas que lhe dão características mesológicas e climáticas particulares
Esta região, que é banhada pelo Rio Douro e faz parte do chamado Douro Vinhateiro, produz vinho há mais de 2000 anos, entre os quais, o mundialmente célebre vinho do Porto.
A longa tradição de viticultura produziu uma paisagem cultural de beleza excepcional que reflecte a sua evolução tecnológica, social e económica.
A área classificada engloba 13 concelhos: Mesão Frio, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Lamego, Armamar, Tabuaço, S. João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, e representa dez por cento da Região Demarcada do Douro.

Lamego



clique na imagem para ampliar


Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea
Situada em pleno Douro, a casa de traça oitocentista, está inserida numa propriedade de família com mais de 180 hectares, repartidos por vinha e árvores de fruto. A decoração do interior da casa não foi deixada ao acaso, mobiliário da época, peças de prata, quadros, objectos raros e candelabros em ferro, fazem-nos reviver o passado. Os quartos, espaçosos e confortáveis, foram decorados de forma personalizada e os jardins têm canteiros de buxo.



Sem comentários: