domingo, 28 de junho de 2009

ANDUZE - SAINT-JEAN DU GARD


A bela viagem no trenzinho de Cévennes.


Anduze é uma pequena cidade situada na região de Cévennes, à 15 km de Alès. Mundialmente conhecida pela sua poterie, sobretudo pelo vaso rústico, destinado a receber as árvores frutíferas como as laranjeiras e os limoeiros.




.
No Brasil


"O atelier francês Poterie de La Madeleine resgatou uma antiga tradição. No século 18, no sul da França, era comum os agricultores utilizarem vasos de cerâmica para transportar pés de laranja para o interior das estufas, protegendo-os do inverno rigoroso europeu.
Estes potes sobreviveram aos anos e se transformaram em itens valiosos de decoração. Feitos com a própria terra da região de Anduze, os vasos ganharam réplicas que seguem o mesmo modelo criado em 1782. "
Eles estão agora disponíveis no Brasil pela Secrets de Famille, em São Paulo.
Secrets de Famille
Rua Haddock Lobo, 1.260
São Paulo (SP)Tel.: (11) 3083-7949
.


e conhecida também pela sua
Bambouseraie

La Bambouseraie de Prafrance (Anduze).
"O bambu em todo o seu esplendor."
Que se trate do Phyllostachys viridis, sulfurea ou viridiglaucescens, o bambu domina sobre todas as formas os 12 hectares deste jardim criado em 1856 par Eugène Mazel.
Mais de 200 variedades ...

quarta-feira, 24 de junho de 2009

GLASTONBURY


Glastonbury deve receber 170 mil pessoas na edição 2009.
.
Considerado o maior evento de música da Europa, o festival de Glastonbury já faz seus preparativos finais para receber fãs da música de todo o mundo. Marcado para acontecer entre os dias 26 e 28/6, a expectativa é de que 170 mil pessoas passem pela Worthy Farm, fazenda que sediará os shows.



Na edição 2009, Glastonbury terá como atrações shows de Neil Young, Lily Allen, Fleet Foxes, Bruce Springsteen, Kasabian, Crosby Stills and Nash, Eagles of Death Metal, Nick Cave, Tom Jones e um show especial, a reunião do grupo Blur, liderado por Damon Albarn, que fecha o evento.

Michael Eavis, o agricultor que criou o festival de música de Glastonbury, no sudoeste da Inglaterra, em sua própria fazenda, anunciou que deixará o comando do evento em 2011

Eavis, de 73 anos, declarou ao jornal "The Guardian" que quer passar o bastão para sua filha, Emily, de 29 anos, e seu namorado.
Nesta semana, ao redor de 140 mil pessoas comparecerão às terras do fazendeiro para mais uma edição do festival.
A saída de Eavis marcará o fim de uma era em um festival que começou como uma reunião de hippies - que pagavam apenas uma libra para entrar e tinham direito a leite gratuito para todos - e que se tornou uma instituição do verão inglês.
No mês passado, a revista americana "Time" incluiu o agricultor em sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, junto a nomes como o do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O festival de Glastonbury começou em 1970, tendo a banda T-Rex de Marc Bolan como atração principal no lugar do The Kinks, que não subiu ao palco porque os músicos do grupo estavam com laringite.
Na continuação da década, artistas como David Bowie e Hawkwind fizeram performances no evento.
.
www.glastonburyfestivals.co.uk

terça-feira, 16 de junho de 2009

FIM DE SEMANA NA EXTREMADURA



CÁCERES
Capital da província e segunda maior cidade da Extremadura, Cáceres possui um centro medieval conservado na perfeição (séculos XV e XVI), pelo que não é de estranhar que tenha sido a primeira cidade de Espanha a ser declarada Património Mundial pela UNESCO, em 1949.
O coração de Cáceres, conhecido como Cidade Monumental, exibe no interior das muralhas tesouros arquitectónicos como a Igreja de Santa Maria (do século XV, em estilo gótico), a bela Casa de los Golfines de Abajo (século XVI), o Museu Provincial, alojado num palacete do século XVI construído sobre uma cisterna árabe do século XII, e a elegante Torre de las Cigüeñas (torre das cegonhas), entre muitas outras mansões e igrejas







Um calor! (41º)



terra das cegonhas


uma "instalação" de cegonhas

GARROVILLAS DE ALCONETAR









MÉRIDA





.
O Teatro Romano de Mérida foi mandado construir pelo cônsul Marco Vipsânio Agripa e inaugurado, possivelmente, entre os anos 16-15 adC.Situado na capital de Extremadura, em Espanha, é um dos mais relevantes monumentos da cidade e desde 1933 alberga o Festival de Teatro Clássico com o qual recupera a sua função original.Está composto por um terraço com capacidade, no momento, para 6.000 espectadores, divididos em três zonas, pela orquestra, lugar em que nas representações ocupava o coro, o palco e por último o cenário.O teatro sofreu várias remodelações, a mais importante foi em finais do século I, possivelmente na época do imperador Trajano, quando se levantou a actual frente do palco, e outra entre os anos 330-340.