quarta-feira, 13 de maio de 2009

SOBRE ARTE E LITERATURA - Fernando Pessoa

Rider St. George (1915), Kandinsky
.

NOTA (1930), Álvaro de Campos

"Toda arte é uma forma de literatura, porque toda arte é dizer qualquer coisa. Há duas formas de dizer - falar e estar calado. As artes que não são a literatura são as projeções de um silêncio expressivo. Há que procurar em toda a arte que não é literatura a frase silenciosa que ela contém, ou o poema, ou o romance, ou o drama. Quando se diz "poema sinfônico" fala-se exatamente, e não de um modo translato e fácil.

O caso parece menos simples para as artes visuais, mas, se nos prepararmos com a consideração de que linhas, planos, volumes, cores, justaposições e contraposições, são fenômenos verbais dados sem palavras, ou antes, por hieróglifos espirituais, compreenderemos como compreender as artes visuais, e, ainda que as não cheguemos a compreender ainda, teremos, ao menos, já em nosso poder o livro que contém a cifra e a alma que pode conter a decifração.

Tanto basta até chegar ao resto."
Álvaro de Campos
.


Moonlightnight (1907), Kandinsky
.
"As grandes pinturas que tomam gradualmente forma dentro do meu coração..."
KANDINSKY
.

Blue Montain (1908/1909), Kandinsky

Couple Riding (1906), Kandinsky

B.Rider (1903), Kandinsky

Moscow

1 comentário:

Marcos Guilherme disse...

Belíssias as obras de Kandinsky que você escolheu. Ao lado de Chagal, Kandinsky é um desses pintores que exprimem bem a idéia de poesia e sonho por meio da imagem.
Grande abraço.