domingo, 25 de janeiro de 2009

2009 - ANO DA FRANÇA NO BRASIL

Confira alguns destaques da programação do Ano da França no Brasil

Fonte: O Globo - André Miranda

RIO - Em 2009, as rodas culturais brasileiras vão falar de littérature, musique, arts plastiques, théâtre ou cinéma. No fundo, até mesmo a cultura brasileira vai ficar com um jeitinho de “culture française“. Depois de 2005 ter marcado o Ano do Brasil na França, 2009 será o momento da retribuição, com a vasta programação do Ano da França no Brasil, que inclui mostras de artistas como Chagall, Matisse, Cartier-Bresson e Rodin; apresentações de dança contemporânea e teatro; shows e concertos de músicos franceses; mostras de filmes; e muitos convidados franceses vindo ao Brasil a fim de estreitar os laços entre as duas nações.
Confira, a seguir, destaques da programação do Ano da França no Brasil:

Exposição de Marc Chagall - 1ª exposição de grande porte no país de Marc Chagall, 52 anos depois da sala especial realizada na IV Bienal. Acontecerá em São Paulo, podendo haver itinerância para o Rio de Janeiro.



Matisse em São Paulo - Exposição de 15 quadros de Matisse e de obras de 6 artistas contemporâneos franceses


Henri Cartier-Bresson em Porto Alegre e São Paulo. Publicação do livro “Henri-Cartier Bresson: Photographe”, com 155 imagens consideradas pelo próprio Cartier-Bresson as mais importantes de sua trajetória. Realização do ciclo de debates e publicação de volume “O Momento Decisivo Hoje”, com participação de especialistas brasileiros e franceses, organizado pelo curador de fotografia Eder Chiodetto. Apoio a exposição fotográfica com 130 das melhores fotografias de Cartier-Bresson do acervo da agência Magnum a ser realizada no Sesc Pinheiros entre outubro e novembro de 2009 com entrada gratuita.




Veja toda a programação no site do Ministério da Cultura
http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/